quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Métodos de impressão da impressora jato de Tinta


As impressoras Ink Jet (jato de tinta) operam com método de não-impacto através de bocais com orifícios microscópicos. A impressão a jato de tinta é basicamente a projeção no papel da tinta existente num reservatório (o tinteiro) por uma ação térmica ou eletromecânica de uma cabeça de impressão que pode estar no tinteiro ou dentro da própria impressora.A cabeça de impressão é composta basicamente por um numero variável de "jatos", número este que em algumas impressoras chega a atingir as centenas, e aos quais se ligam uns filamentos ocos que conduzem a tinta e que são várias vezes mais finos que um cabelo humano.As impressoras são classificadas em dois tipos de acordo com o método do jato de tinta.
1) Thermal Jet (Método Térmico)
Com o aquecimento de um elemento elétrico no cabeçote do cartucho, as tintas são expandidas e jorradas através dos bocais. As impressoras da HP, Canon e Lexmark adotam este método e os cabeçotes e bocais estão juntos no mesmo cartucho. Dependendo da direção do jato, há uma diferença entre as impressoras HP (o jato se expande na mesma direção) e Canon (jato no ângulo direito da direção da expansão, o que é chamado de Bubble Jet).Na tecnologia térmica os "jatos" estão eletronicamente ligados a resistências elétricas as quais aquecem a tinta a elevadas temperaturas (centenas de graus) criando uma bolha de ar que empurra a tinta para o exterior e a deposita sobre o papel. Quando a resistência se apaga a tinta esfria. Algumas das impressoras mais modernas que utilizam esta tecnologia conseguem aquecer a tinta à velocidade surpreendente de 9.000 vezes por segundo.
2) Micropiezo Jet (Método Elétrico)
Com a vibração de um elemento elétrico, as tintas são jorradas através dos bocais. As impressoras Epson adotam este método e os cabeçotes e bocais são colocados na própria impressora, não no cartucho.Nesta tecnologia eletromecânica não há utilização de calor. Os materiais especiais de que são feitos os "jatos" contraem-se e expandem-se quando são atravessados por uma corrente elétrica. Esta contração e expansão funciona como um êmbolo mecânico que impele a tinta com grande rapidez e precisão para o papel. É também conhecida como tecnologia piezelétrica.
Entre em contato: (71) 3392-7526 / 8824-6167 / 8809-7402
Rua: Mello Moraes Filho, 166 A S/01
Fazenda Grande do Retiro
SALVADOR - BA - CEP:40.350-000
MSN: adriany.tecnojet@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário